Após nove meses, enfim, o bebê tão esperado chegou! O momento é de muita alegria para toda a família. Mas como saber se está tudo bem com a saúde do recém-nascido?
Para detectar doenças precocemente, uma série de exames é realizada pela equipe médica desde os primeiros minutos de vida do seu bebê. Neste post mostraremos os principais testes e a função de cada um deles. Confira!
Exames que todo recém-nascido deve fazer
Teste de Apgar
É a famosa nota do recém nascido na sala de parto. Foi um teste criado para avaliar a vitalidade do recém nascido. O teste é realizado nos primeiros 10 minutos de vida da criança com base nos parâmetros: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, reflexos e cor da pele. Bebês com Apgar baixo, principalmente após a avaliação de 10 minutos, devem ter uma avaliação mais detalhada e podem precisar de acompanhamento com um neurologista pediátrico.
Teste do olhinho
O teste do olhinho (ou teste do reflexo vermelho) é obrigatório por lei em várias cidades e estados do Brasil. O ideal é que seja realizado até o momento da alta na maternidade. O exame também deve ser realizado no consultório médico nas consultas de acompanhamento.
O procedimento é rápido e não dói. O médico utiliza um aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido. Se a luz refletida for de coloração avermelhada, laranja ou amarela significa que tudo está bem. Se o resultado for esbranquiçado, o ideal é que sejam feitos outros exames complementares para um diagnóstico mais conclusivo.
O teste do olhinho serve como triagem para detectar doenças que causem obstrução do eixo visual, como catarata e glaucoma congênitos, por exemplo.
Algumas maternidades têm oferecido aos pais o teste do olhinho AMPLIADO. Nem todos os bebês têm indicação de realiza-lo. Converse com seu pediatra para verificar se o seu bebê tem indicação.
Teste da orelhinha
A triagem auditiva neonatal, conhecida popularmente por teste da orelhinha, é um exame obrigatório por lei e também deve ser feito preferencialmente ainda na maternidade. É um exame rápido, seguro e indolor, que consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação de seu retorno por meio de um delicado aparelho introduzido na orelha do bebê.
O principal objetivo é detectar problemas auditivos. A surdez é considerada a mais comum das doenças que podem ser diagnosticadas no nascimento. Caso algo seja detectado durante o procedimento, o bebê deve ser encaminhado para uma avaliação mais detalhada.
Teste do coraçãozinho
O teste do coraçãozinho é realizado com um aparelho, o oxímetro, para medir a oxigenação do sangue do bebê na mão e no pé. Deve ser realizado ainda na maternidade, entre 24 e 48 horas de vida. Caso haja alguma alteração no teste deve ser solicitado um exame mais detalhado e/ou uma avaliação do cardiologista.
Teste da linguinha
O teste da linguinha é realizado durante o exame físico de rotina do recém nascido para identificar a presença da anquiloglossia (popular língua-presa). Os problemas nesse caso vão além da dificuldade na fala. A língua presa pode atrapalhar a sucção e ser uma das causas de desmame precoce.
Teste do quadril
O teste do quadril também deve fazer parte do exame físico de rotina do bebê logo após o nascimento. Através de algumas manobras realizadas pelo pediatra pode ser detectado um deslocamento da posição do quadril. Caso haja essa suspeita deve ser solicitada a avaliação de um ortopedista pediátrico.
Teste do pezinho
Um dos testes mais importantes, o teste do pezinho deve ser realizado após 48 horas do nascimento e o objetivo é detectar precocemente doenças genéticas e metabólicas. O teste do pezinho BÁSICO detecta seis doenças: anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita, fenilcetonúria, fibrose cística e a deficiência da biotinidase. O teste do pezinho básico é obrigatório e gratuito em todo o país.
O teste do pezinho MAIS ou AMPLIADO inclui mais 4 diagnósticos: deficiência de G6PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita.
O teste do pezinho SUPER ou EXPANDIDO consegue triar 48 doenças, sendo um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes no Brasil.
O teste do pezinho para SCID (Imunodeficiência combinada grave) e AGAMA (agamaglobulinemia) é um teste mais específico para detectar doenças genéticas mais graves. Pode ser realizado associado ao teste do pezinho comum ou a critério médico.
Tipagem sanguínea
A tipagem sanguínea é um procedimento simples e pode ser realizado junto com o teste do pezinho ou com sangue do cordão umbilical no momento do parto.
Outros fatores, como o aleitamento materno e estar em dia com o calendário de vacinação também são muito importantes para garantir a saúde plena do recém-nascido.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre o assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra em São Paulo!