Você é daqueles pais que anotam, mês a mês, as conquistas do filho? Pois bem, os progressos físicos, cognitivos e emocionais do bebê devem ser comemorados e acompanhados para garantir que a criança está se desenvolvendo conforme o previsto. Para tanto, foram criados os marcos de desenvolvimento do bebê, que norteiam o monitoramento da evolução dos pequenos, de acordo com a idade.
Neste post, descobriremos o que esperar nos primeiros 6 meses de vida dos bebês. Confira!
1º mês
O período é marcado por pequenas interações, como olhar fixo para rostos e reação a sons. Ainda, é comum que bebês com um mês de idade já consigam levantar a cabeça. Alguns pequenos também já seguem objetos com o olhar e emitem alguns sons de vogal. Uma parcela menor já sorri e eleva a cabeça em um ângulo de até 45 graus.
2º mês
Com dois meses, os bebês já conseguem vocalizar alguns sons, seguir objetos com o olhar e erguer a cabeça, mesmo que por curtos períodos. Uma parcela também sorri e até dá gargalhadas. Além disso já têm mais controle dos movimentos (diminuindo o número de movimentos bruscos) e conseguem elevar a cabeça em um ângulo de até 45 graus.
Em alguns casos, a criança já apoia o peso nas pernas, segura a cabeça com mais firmeza e levantar os ombros.
3º mês
Após os três meses de vida, o bebê já é capaz de reconhecer o rosto e o cheiro das pessoas, dá gargalhadas e já tem mais firmeza no pescoço. Além disso, é comum o surgimento de habilidades, como o reconhecimento de vozes, a vocalização de sons mais altos (gritinhos) e a utilização dos braços como apoio.
Uma parcela pequena das crianças nessa faixa etária é capaz de virar a cabeça na direção de ruídos e sons mais altos, juntar as mãos e tentar pegar objetos, além de conseguir se virar quando está deitada.
4º mês
Aos quatro meses, é possível que o seu bebê se interesse pelas próprias mãos, bata ou agarre objetos e já consiga firmar a cabeça quando colocado na posição sentada. Também é comum que a criança já reconheça vozes e saiba chamar a atenção das pessoas por meio do choro, gritinhos ou deixando objetos cair. Nessa fase, o bebê baba muito, deixando brinquedos e familiares bem molhados!
5º mês
Com cinco meses, o desenvolvimento do bebê é marcado pelo surgimento de habilidades, como a distinção de cores primárias e o reconhecimento do próprio nome. Ainda, é nessa fase que eles se viram sozinhos quando estão deitados e conseguem se distrair com as próprias mãozinhas e pezinhos.
6º mês
Aqui, a criança já consegue se virar nas duas direções quando está deitada, além de estar mais atenta aos sons e apta para cuspir e se divertir fazendo bolinhas. Aos seis meses, o bebê já sorri e ri alto, balbuciando sons. Também é comum o surgimento dos primeiros dentinhos e quase tudo é levado à boca.
Por fim, não se esqueça de que os pequeninos, assim como os adultos, têm suas peculiaridades e podem desenvolver habilidades em momentos diferentes. Ao perceber que seu filho está apresentando atraso em seu progresso, procure um médico e tire suas dúvidas.
Os marcos de desenvolvimento do bebê devem servir como norteadores e não como motivos de preocupação ou comparação entre as mães.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em São Paulo!