Você já ouviu falar em exterogestacao?


Eu nunca tinha ouvido… nem na faculdade, nem na residência de pediatria…
Essa teoria começou com o antropólogo Ashley Montagu e foi mais difundida pelo pediatra americano Harvey Karp. Segundo ele, a gestação tem um quarto trimestre, fora do útero materno.


Os bebês humanos nascem bem mais dependentes dos pais, quando comparados aos outros animais. A gestação humana é longa, mas não o suficiente para o completo desenvolvimento corporal e cerebral.

Logo após o nascimento, o bebê necessita ainda de cuidado íntimo corporal para continuar seu desenvolvimento. A teoria da exterogestação fala sobre isso, sobre manter um ambiente semelhante ao intra uterino para trazer conforto e segurança ao bebê.

A pele é o nosso órgão mais sensível, nos protege e serve como meio de comunicação. O toque age no nosso sistema nervoso central, regulando nossos hormônios e até mesmo nossa imunidade.

O colo com afeto pode ajudar a liberar hormônios, como a serotonina por exemplo. A serotonina serve como tranquilizante e reduz a irritabilidade. O toque também pode liberar endorfinas, que são moduladores da dor (agem inibindo a informação de dor ao cérebro).

O colo também pode agir diminuindo alguns hormônios, como o cortisol. O cortisol aumenta em situações de stress, e em níveis elevados, está associado a uma diminuição da imunidade e perturbações do sono.

Usando o colo e outros elementos, o pediatra americano sugere uma técnica para ativar o reflexo calmante nos bebês. Esta técnica é conhecida como a técnica dos 5Ss. Seria uma técnica para usar a exterogestação a nosso favor.

1°: Swading (embrulhar): é o famoso “pacotinho”. Embrulhar o bebê e trazer a sensação de aconchego do útero.

2° Side position (colocar o bebê de lado ou de bruços): essa posição traz tranquilidade e diminui o Reflexo de Moro (os “sustos” que o bebê tem)

3° Shushing (fazer o barulho SHHHHH bem alto). O útero é muito barulhento, e os bebês sentem falta disso. O som deve ser alto, no mesmo nível do choro.

4° Swinging (balançar): os bebês também estavam acostumados com os movimentos de balanço na vida intra uterina. Por isso gostam de movimentos como cangurus, redes e cadeiras de balanço.

5° Sucking (sugar): como sempre dizemos, sugar não é só para se alimentar. A sucção não nutritiva diminui o stress e libera alguns hormônios citados anteriormente.

Você já tentou usar essa técnica? Deu certo? Pode contar aqui pra mim.

O certo é que o colo sempre é bom. Um carinho ou massagem podem ajudar muito nessa fase, favorecendo o crescimento e desenvolvimento plenos do seu bebê.

Caso queira ver as instruções do pediatra americano, seguem os links

Observações: Não recomendo deixar o bebê no pacotinho durante o sono.

Mamar no peito também tem efeito calmante. A chupeta tem como objetivo “imitar” o peito. Sempre oferece risco de confusão de bicos e desmame precoce.

Artigos semelhantes